Como criar uma obra de arte: os oito passos

Antigos mestres desenvolviam métodos de trabalho que os ajudassem a visualizar cenas históricas ou mitológicas. Um destes mestres foi Federico Barocci, um pintor do séc.XVI, que planejava suas pinturas seguindo oito passos, conforme relato de seu biógrafo, Bellori.

madonna_barocci

Barocci. Madona.
O Programa de Oito Passos de Barocci:

head-of-a-young-woman-ravishingly-drawn-by-by-federico-barocci

Barocci. Cabeça de uma jovem.

1- Depois de imaginar o que desejava pintar, Barocci fazia dezenas de esboços para trabalhar o gestual e a organização das figuras.

2- Fazia então estudos em carvão (pierre noir) ou pastel de modelos vivos.

barocci-c-1810

3- A seguir, esculpia figurinos em miniatura em cera ou argila, detalhando cada drapeado dos pequenos trajes para ver como pareceria sob diferentes focos de luz.
4- Procedia, então a um estudo da composição em gouache ou óleo, considerando principalmente as marcações de luz e sombra.

5- Terminado aquele estudo, Barocci produzia outro, um estudo tonal ou esboço (cartoon) em tamanho natural usando pastel, carvão e gesseto.

6- Transferia, então, seu desenho para a tela.

7- Mas antes de prosseguir com a pintura, Barocci ainda fazia pequenos estudos a óleo para estabelecer a relação entre as cores dentro de uma composição de total harmonia cromática, sem que nenhuma delas destoasse do todo.

barocci-egito

Federico Fiori Barocci. Descanso na fuga para o Egito, 1570. Óleo.

8. E então continuava até finalizar a pintura.

Barocci pode ter sido mais meticuloso que alguns de seus contemporâneos, mas seu método de trabalho não era incomum, e possivelmente muitos artistas adotaram ao menos algumas destas etapas. Ele foi uma grande inspiração para Rubens e muitos outros que o seguiram, como William Bouguereau, Norman Rockwell e Dean Cornwell.

3 Comentarios para “Como criar uma obra de arte: os oito passos”

  1. Flavio Velasco on July 19th, 2009 at 4:42 pm

    método bastante trabalhoso,porém bastante interessante,porque com tantas etapas o trabalho não tem como sair ruim .

  2. Carmen Lícia Palazzo on July 31st, 2009 at 11:59 pm

    Espero que os alunos que estejam acessando este site em busca de informações para trabalhos percebam a relevância do material aqui disponibilizado e também a qualidade dos textos da professora Véra Oliveira. Em seu conjunto, trata-se de um verdadeiro curso de arte que leva à reflexão e certamente conduz os leitores a seguir pesquisando.

  3. Processo e finalização caminham juntos! Não podemos esquecer que os acasos são revelados através do trabalho e envolvimento constantes. O importante é não perdermos o foco.

Deixe um comentario