Divindades de Roma Clássica I
O contato crescente com a civilização grega desenvolveu o pouco evidente antropomorfismo.
Estátua de um lar.
Este atribuir forma humana aos deuses estendeu-se ao culto dos antepassados, como bons espíritos familiares, chamados lares.
Pequeno altar pintado para os lares. O genius da família está flanqueado por dois lares, e abaixo a imagem da serpente no altar. Da Casa dos Vettii, Pompéia.
Enéas fazendo uma oferenda aos penates em seu aparador, em Ara Pacis 13 - 9 a.C.
Esta adoração era uma atividade doméstica. Colocava-se um prato com alimentos, aos pés das estátuas dos lares e penates (garantiam as boas colheitas) à hora das refeições.
Figura em prata de um dos penates, usando uma coroa e segurando uma taça para libação e uma cornucópia. British Museum.
Quando a família se mudava, seus lares e penates acompanhavam-na. Estas imagens eram guardadas em armários especiais. Eram altares domésticos, onde o romano mantinha sempre acesa a “chama do lar”, que representava Vesta, a deusa da Vida.
Héstia ou Vesta.




